© 2020. Todos os direitos reservados.

Richard A. Chefetz, M.D.,

foi Presidente da International Society for the Study of Trauma & Dissociation (2202-3), Fundador e Presidente do Programa de Formação de Psicoterapia de Disturbios Dissociativos (Dissociative Disorders Psychotherapy Training Program) da mesma entidade (2000-2008) e é Renomado Palestrante Convidado no William Alanson White Institute of Psychiatry, Psychoanalysis, and Psychology.  É Supervisor Credenciado da American Society of Clinical Hypnosis, e possui formação nos Níveis I e II de EMDR.  Dr. Chefetz foi editor do Dissociative Disorders: An Expanding Window into the Psychobiol.ogy of Mind for the Psychiatric Clinics of North America (março de 2006), “Neuroscientific and Therapeutic Advances in Dissociative Disorders,” Psychiatric Annals (agosto de 2005), e “Multimodal Treatment of Complex Dissociative Disorders,” Psychoanalytic Inquiry, (20:2, 2000), bem como de vários artigos científicos. Ele é autor de “Intensive Psychotherapy for Persistent Dissociative Processes: The Fear of Feeling Real”, (2015) W.W. Norton.

WORKSHOP

Tema: Trabalhando com Processos Dissociativos: O núcleo do TEPT complexo

Resumo

Neste workshop de dia inteiro, Dr. Chefetz irá abordar tópicos relevantes para a

psicoterapia do TEPT, TEPT Complexo e Transtornos Dissociativos:

  • Reconhecimento dos Processos Dissociativos em sua Clientela

  • Psicodinâmica de TEPT Complexo

  • Trabalho com Negatividade e Reações Terapêuticas Negativas: Podemos Dançar de Acordo com a Música?

  • Suicídalidade e sua Administração

 

Processos dissociativos podem criar um viés na trajetória de desenvolvimento de uma criança pequena, o qual muda fundamentalmente a capacidade para relacionamentos interpessoais, tanto na identificação de emoção como na sua regulação, e eles têm um amplo espectro de efeitos sobre processos cognitivos e sobre a definição do sentido em nossas vidas. Essa perturbação afetiva-cognitiva ambígua cria relacionamentos clínicos comprometidos, ao considerarmos que as pessoas foram o problema, as pessoas, porém, são parte da solução.

As psicodinâmicas que são criadas por processos dissociativos serão exploradas, bem como vergonha intratável e crônica associada, negatividade e suicidalidade. A importância paradoxal da negatividade e suicidalidade são enfatizadas e exploradas em profundidade. Finalmente, haverá uma ênfase em como identificar e em seguida trabalhar com processos dissociativos que são inicialmente bem disfarçados. Vídeo de alguns pacientes serão incluídos com propósitos ilustrativos. Participantes são encorajados a trazer seus próprios casos para discussão.

Horário Preliminar

 

8h30 -10h

Sessão 1: Reconhecimento dos Processos Dissociativos em sua Clientela

10h00 -10h30 Coffee-break

10h30 -12h00

Sessão 2: Psicodinâmicas de TEPT Complexo

12h00 -13h30 Almoço

13h30 -15h

Sessão 3: Trabalho com Negatividade e Reações Terapêuticas Negativas: Podemos Dançar de Acordo com a Música?

15h -15h30 Coffee- break

15h30 -17h

Sessão 4: Suicidalidade e sua Administração

CONFERÊNCIA

Tema: Vergonha Catastrófica

Resumo

Vergonha envolve a mente em um manto de auto repulsa, desde o nascimento, no rastro do trauma interpessoal. O esmorecimento do potencial humano que o espectro da emoção de vergonha provoca, às vezes, cria um oásis paradoxal de miséria, a partir do qual uma alma sofrida parece não ser persuadida a sair. Nesta exploração, a vergonha irá se tornar mais visível por meio da compreensão de suas origens fisiológicas e somáticas, relevante neurobiologia, da teoria do afeto, do papel no apego e o contexto na organização de um modelo de múltiplos estados de self da mente. Pontos de entrada e armadilhas na abordagem clínica da vergonha também serão explorados.